Telefones: (65) 3308-6600 - (65) 9288-4457

História

Criada a partir da Colonizadora Mutum, a J.A.R, é uma homenagem ao nome de José Aparecido Ribeiro, fundador e reconhecido como um dos homens que desenvolveu a agricultura brasileira, implantando em Nova Mutum, interior do Mato Grosso, na década de 60, um projeto agropecuário e de colonização sustentável nessa região do Brasil.

A história da empresa JAR Empreendimentos Imobiliários, da cidade de Nova Mutum e do desenvolvimento da agricultura no estado do Mato Grosso, é diretamente ligada a história de vida de José Aparecido Ribeiro.


Década de 60

Adquiriu uma área 169 mil hectares, no eixo da BR 163, Cuiabá-Santarém, fundando a empresa Mutum Agropecuária S.A.

Já em 1967 desenvolveu um projeto de incentivo fiscal agropecuário para a área, aprovado junto à SUDAM.

O projeto era dividido em dois grandes núcleos. Um deles desenvolvia a atividade pecuária. A área era extensa e difícil de administrar. Surgiu então a ideia de gerar oportunidades para novos pioneiros através de um projeto de colonização.

Experimentos com grãos (soja, milho e arroz) foram desenvolvidos com sucesso, viabilizando assim a agricultura na região. A partir das atividades pecuárias verificou-se a oportunidade da introdução da soja no Mato Grosso.


Década de 70

Em 1973,a pedido do ministro da Agricultura da época, José Aparecido Ribeiro recebeu na Fazenda Mutum um técnico da FAO que corria o mundo detectando áreas de expansão da agricultura com o objetivo de atender a fome no ano 2000. Neste mesmo ano José Aparecido Ribeiro, então presidente da Associação dos Empresários da Amazônia, assinou um convênio com o Estado de Mato Grosso para desenvolver pesquisa agrícola, de nutrição animal e outras na área da Amazônia Legal.

Em 1978 destacou 100.000 hectares para implantação de um projeto de colonização, hoje o município de Nova Mutum.

A Mutum Agropecuária S.A. criou toda a infra-estrutura necessária para o início das atividades, como pontes, estradas, usina hidroelétrica, rede elétrica, rede de água. No núcleo urbano a empresa construiu as primeiras casas para acolher os pioneiros que ali chegaram, além de posto de saúde, escola e alojamentos.


Década de 80

Na década de 80 originou-se Colonização Mutum, devido ao grande número de pássaros do mesmo nome, de cor preta, que habitava a região no antigo lote Irmandade. Em 26 de novembro de 1981 a “Vila Mutum” tornou-se distrito de Diamantino e passou a se chamar Nova Mutum, emancipando-se em 4 de julho de 1988.

O município teve grande desenvolvimento devido a muitas qualidades como clima, solo, produtividade, viabilidade para implantação de novas tecnologias e também o povo que a colonizou, tornando-se uma das maiores regiões produtoras de alimentos do mundo.

Paralelamente ao projeto desenvolvido em Mato Grosso, ainda na década de 50, José Aparecido Ribeiro, idealizou em São Paulo um projeto inovador de ocupação urbana, um empreendimento moderno, modelo de sustentabilidade, de planejamento, organização e administração em área de lazer, à beira-mar, que passou a ser reconhecido internacionalmente, tornando-se o maior do Brasil, a Riviera de São Lourenço, em Bertioga – SP.

Para saber mais acesse www.grppart.com.br


Filosofia

 “Mais importante que prever o futuro, é ter a capacidade de realizá-lo antecipadamente”.
José Aparecido Ribeiro

A filosofia de trabalho de José Aparecido Ribeiro é a premissa principal empregada por diretores e colaboradores nas empresas do Grupo.

Na J.A.R Empreendimentos Imobiliários, trabalhamos todos os dias ao lado do cliente, realizando antecipadamente os sonhos de morar, investir e viver bem.


Copyright © Jar Empreendimentos Imobiliários. - Todos os Direitos Reservados - Brasil - São Paulo
Av. Mutum, 142 N - Nova Mutum, MT - CEP: 78450-000 (Como Chegar?)
Tel.: (65) 3308-6600 / (11) 3083-3611 - email: jar@jar.com.br